Veja o que é #FATO ou #FAKE na entrevista de Simone Tebet para o Jornal Nacional
Candidata do MDB à Presidência da República fez a última entrevista da série conduzida por William Bonner e Renata Vasconcellos.
Por g1, TV Globo, GloboNews, O Globo, Extra, CBN e Valor*
A candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, foi entrevistada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, nesta sexta-feira (26).
O primeiro entrevistado foi Jair Bolsonaro (PL), na segunda-feira (22) — leia a checagem. Em seguida, foi Ciro Gomes (PDT), na terça (23) — leia a checagem. Na quinta-feira (25) foi a vez de Lula (PT) — leia a checagem.
A equipe do Fato ou Fake checou as principais declarações de Tebet. Leia:
“O Ideb de Mato Grosso do Sul pro ensino médio se não for o primeiro, ou o segundo, é o terceiro.”
Selo fake — Foto: G1
A declaração é #FAKE. Veja por quê: O Ideb mais recente, divulgado no ano passado, mas referente a 2019, aponta que Mato Grosso do Sul está na 9ª posição entre os estados brasileiros, na avaliação do ensino médio que considera todas as redes estaduais e privadas. Ao considerar somente a rede estadual, MS aparece na 7ª posição.
“Judicializaram a minha candidatura e foi imediatamente rejeitada a ação.”
selo fato — Foto: g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Em julho, líderes do MDB de onze estados declararam apoio a pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT) ao invés da pré-candidata do partido Simone Tebet. O grupo era formado por representantes de Amazonas, Alagoas, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Bahia, Piauí, Maranhão, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Norte.
O representante do diretório de Alagoas Hugo Wanderley Caju pediu ao Tribunal Superior Eleitoral para anular a convocação da convenção nacional do MDB. O diretório de Alagoas é presidido pelo senador Renan Calheiros. O pedido foi negado pelo presidente do TSE à época, Edson Fachin, que alegou que não havia nenhuma ilegalidade no ato de convocação. Em 27 de julho, a convenção do MDB confirmou a candidatura de Tebet à presidência.
“Temos o [apoio do] prefeito da maior capital do Brasil, 12 milhões de habitantes, do prefeito de Porto Alegre, nós temos o [apoio do] governador do estado de São Paulo, que vai dar palanque também para outros candidatos…”
selo fato — Foto: g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: O prefeito de São Paulo, maior cidade do Brasil, Ricardo Nunes (MDB), e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), declararam apoio a Simone Tebet durante o lançamento de candidatura da senadora à Presidência. Já o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), declarou apoio à senadora, mas também deve abrir o seu palanque para a presidenciável do União Brasil, Soraya Thronicke.
“Eu sou privilegiada porque estou diante de um partido que saiu na vanguarda e teve coragem de lançar, nesse momento mais difícil do Brasil, uma mulher candidata a presidente da república. Isso é inédito.”
A declaração é #FAKE. Veja por quê: Simone Tebet é uma das 11 mulheres que já disputaram ou estão agora em campanha pela presidência da República. Está, inclusive, concorrendo com outras três candidatas nestas eleições: Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
CLIQUE NO LINK ABAIXO