Utilidade Pública

Vacinação contra a gripe: confira o cronograma de campanha

Começou na quarta-feira (10) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em parceria com os municípios. Como já é de conhecimento de boa parte da população, a vacina é dedicada a grupos de risco e um cronograma é feito para que transtornos sejam evitados no atendimento e a meta de vacinação seja atingida.

Até o dia 18 de abril, a campanha prioriza crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). “Queremos convocar essas pessoas para serem imunizadas. É muito importante que todos sejam conscientizados da importância da vacina nos dias atuais e procure nossas unidades de saúde”, comenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Jaboticabal, Maura Guedes Barreto.

A partir do dia 22, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, doentes crônicos, portadores de necessidades especiais, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade podem receber a dose. Dia 04 de Maio será o Dia D.

Todos os CIAFs de Jaboticabal tem doses à disposição, sendo aplicadas no horário de funcionamento da sala de vacina de cada unidade. “É importante destacar que até o dia 30 de abril todas as pessoas que se encaixam nesses grupos podem ser vacinadas”, conclui a coordenadora.

Prevenção – a vacina influenza (gripe) é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Você, que faz parte do grupo de risco para a doença, busque uma Unidade de Saúde para receber a vacina.

Influenza (gripe) – infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, causada pelo vírus da influenza. Há três tipos de vírus da influenza: A, B e C. Pode se disseminar facilmente entre as pessoas.

Outras medidas também são importantes para a prevenção da doença:

– Lavar e higienizar as mãos com frequência
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa
– Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca
– Ter boa alimentação e beber bastante líquido
– Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe
– Manter a sua casa bem arejada.

Alexandre Rocha
Jornalista
MTB 79944/SP
(16) 3209-3305
(16) 3209-3379
Botão Voltar ao topo
Fechar