Uso de máscaras contra Covid passa a ser obrigatório a partir deste sábado nos transportes públicos do estado de SP
Medida ocorre em razão do aumento de casos e mortes da doença, e vale para metrô, trens e balsas que são vinculados ao estado de São Paulo. Texto sobre obrigatoriedade não esclarece, porém, como será feita a fiscalização e quais serão as penalidades possivelmente aplicáveis.
Por g1 SP — São Paulo
6 de maio – O artista Alex Flemming coloca máscaras em retratos na estação Sumaré do metrô, Zona Oeste de São Paulo, nesta manhã de quarta-feira (6) — Foto: Fábio Vieira/FotoRua/Estadão Conteúdo
O governo de São Paulo retoma a partir deste sábado (26) a obrigatoriedade do uso de máscaras contra Covid nos transportes públicos que pertencem ao estado, como metrô, trens e balsas, por exemplo. A medida ocorre em razão do aumento de casos e mortes da doença.
O texto publicado no Diário Oficial, porém, não esclarece quais medidas serão tomadas e de que forma será feita a fiscalização. O g1 entrou em contato com a gestão estadual e aguarda retorno.
O novo decreto reestabelece dois antigos, publicados durante a gestão do ex-governador João Doria nos meses de março desde ano e julho de 2021.
Neles, fica estabelecido o uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos do estado e também nos serviços de saúde – esse último a obrigatoriedade já permanecia em vigor.
“I – o uso de máscaras de proteção facial em: a) locais destinados à prestação de serviços de saúde;
b) meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.”
O texto também revoga o decreto de setembro de 2022, quando a gestão estadual liberou os usuários do transporte da obrigatoriedade.
O governo paulista decidiu exigir o uso do equipamento de proteção após análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de Covid-19.
O governo recomenda que a medida seja adotada por todos os municípios do estado de São Paulo e reitera que é “fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus”.
Nota do Conselho Gestor
CLIQUE NO LINK ABAIXO