CulturaEducação

Unimed Jaboticabal finaliza primeira edição de Oficina Inclusiva de Libras para seus colaboradores

A Unimed Jaboticabal encerrou no mês de junho, a primeira turma da Oficina Inclusiva de Libras voltada para seus colaboradores em evento realizado no auditório do Departamento Comercial.

As colaboradoras do setor de Recursos Humanos, Vivian Pereira e Alexandra Amadeu, sentiam a necessidade presente de aperfeiçoar a forma de interagir com um dos colegas, portador de surdez e viram no curso de Língua de Sinais disponibilizado pela Câmara Municipal e Apas (Associação Pais e Amigos Surdos), que havia sido procurado por vários colegas de trabalho, sem disponibilidade de vaga, a oportunidade de tornar a Oficina uma realidade e assim ampliar o leque de pessoas aptas a se comunicarem com o colega sem precisar de papéis. Segundo Alexandra Amadeu o projeto se tornou uma realização pessoal e profissional, gerando um sentimento de conquista e vitória.  Para isto Vivian e Alexandra começaram o projeto e, correram atrás de estudo e capacitação para levar isto aos demais colegas e, nasceu a ideia de envolver o colaborador Fabio Inagaki como peça fundamental.

Fábio é portador de surdez que tem uma vida normal, realizou todos os estudos, inclusive com pós-graduação e conquistou sua carteira de habilitação. Trabalha na Unimed há 05 anos e vem desde, então, conquistando seus colegas pelo carisma e dedicação.

O projeto foi apresentado ao Diretor Dr. Luiz Roberto Lins Ferraz que, prontamente, aprovou e incentivou a criação desta oficina.

Fabio foi convidado para ser o instrutor da Oficina e, a partir deste momento, a proposta foi ganhando notoriedade dentro da cooperativa, que já via a inclusão como algo de extrema importância. A primeira edição, que contou com a participação voluntária de 20 colaboradores, foi um sucesso. Todos os participantes narraram que a Oficina foi emocionante, cativante e já estão com saudades dos encontros. Alexandra, Vivian e Fábio já estão ansiosos pelo início da nova turma.

“A Oficina tem sua importância no sentido de capacitar os colaboradores para atendimento a esse público específico, proporcionando a inclusão social e uma melhor comunicação com o colega surdo que trabalha na empresa, que hoje, com certeza, sente-se mais compreendido e valorizado”, completou Vivian.

“O sucesso da Oficina entre nossos colaboradores evidencia o acerto da Unimed Jaboticabal em promover esse tipo de iniciativa, que atende nossos públicos de relacionamento de ponta a ponta. Nosso papel é incentivar a participação de todos nesse tipo de atividade, visando à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e acolher de forma mais efetiva ao público que apresente algum tipo de deficiência. Este projeto foi um presente para quem teve a oportunidade de participar e se dedicar, de forma espontânea, a aprender uma nova forma de se comunicar. Isto é o sinal de que de fato existe humanidade e empatia em cada um.”, concluiu, emocionado, Luiz Roberto Lins Ferraz, o diretor presidente da Unimed Jaboticabal.

Atendimento: Denise Sacco – MTb 22.184

Telefone: 16 32031639 | 32029942

LAURA PENARIOL

End:   Avenida Major Novaes, 297 – Centro – Jaboticabal/SP

Tel:   (16) 3202-9942   | (16) 3203-1639

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios