Cultura

Trabalhos desenvolvidos no Museu Histórico ganham destaque internacional

Jaboticabal esteve representada na quarta edição do SEBRAMUS (Seminário Brasileiro de Museologia) que aconteceu de 29 de julho a 1º de agosto no Campus Universitário Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília. A agente cultural do Departamento de Cultura, Thais Creolezio apresentou a palestra “Inventários participativos e museus: respeito à diversidade cultural e à participação social”.

“O trabalho realizado no Museu Histórico ‘Aloísio de Almeida’ por toda equipe merece elogios e principalmente reconhecimento. Essa não é a primeira vez que a agente Thais Creolezio participa de um evento onde a cidade de Jaboticabal é destaque”, afirma o diretor de Cultura, José Mário de Oliveira.

A palestra foi apresentada no Grupo de Trabalho 9 – Museologia Social e Direitos Humanos e teve como foco o trabalho desenvolvido na instituição com comunidades locais para fortalecer o vínculo entre museu e seu território social.

O evento foi organizado pelos Coordenadores da Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia, Curso de Museologia da Universidade de Brasília e Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. O tema central foi “Democracia: Desafios para a universidade e para a museologia”.

Os projetos e trabalhos desenvolvidos por Thais Creolezio têm como base as atividades do Museu Histórico de Jaboticabal “Aloísio de Almeida” que a cada ano são apresentados em lugares cada vez mais distantes. Em 2017 foi em Medelin, na Colômbia, durante a 2ª edição do “El Museu Reimaginado”, depois em 2018 e 2019 na 2ª e 3ª edição do Simpósio Cientifico do ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios). Este mês em Brasília e em novembro, será apresentado na 3ª edição do “El Museu Reimaginado” em Oaxaca, México, o Programa de Mentoria Social do Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida.

Texto: Angelo Caruso

Alexandre Rocha
Jornalista
MTB 79944/SP
(16) 3209-3305
(16) 3209-3379
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios