Secretaria de Logística planeja retomada de malha inoperante de trilhos no interior
Hoje é o dia do ferroviário; Governo de SP aguarda aprovação na Alesp de projeto de lei para incentivar linhas curtas em ferrovias paulistas
Na semana em que se comemora o Dia do Ferroviário, a SLT (Secretaria de Logística e Transportes) aguarda a aprovação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de SP) do projeto de lei 148/22 que expande as linhas ferroviárias para transporte de passageiros e de cargas. O Dia do Ferroviário é comemorado todo dia 30 de abril porque nesta data, foi realizada a primeira viagem de trem do país, em 1854, entre Rio de Janeiro e Petrópolis. Desde o ano passado, a SLT faz estudos para alavancar o modal sobre trilhos em São Paulo. Recém criado pela Secretaria, o GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de SP prepara o PEF/SP (Plano Estratégico Ferroviário do Estado de SP). Como forma de transparência, tem apresentado o plano em reuniões técnicas com prefeitos e entidades representativas do setor ferroviário.
“Resgatar o transporte ferroviário no Estado é essencial para movimentar a economia do país, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento regional e o turismo”, destaca João Octaviano Machado Neto, secretário de Logística e Transportes. Modal sustentável Para efeito de comparação: um trem pode transportar cargas de mais de 200 caminhões. É o caso de máquinas com duas locomotivas e 96 vagões, que carregam 8.400 toneladas de carga. Para o mesmo volume, seriam necessários 220 caminhões bitrens (o maior veículo de carga rodoviário que não necessita de autorização especial do DER, ou seja, que são mais comuns nas estradas do Estado). História A 1ª ferrovia do Brasil foi inaugurada em 1854 e tinha 14 kms de extensão, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis. Em São Paulo, a primeira linha foi a Santos-Jundiaí, erguida pela São Paulo Railway, que passou a operá-la em 1867. Ambas tiveram papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, ajudando na expansão do café (principal produto exportador do século XIX e início do XX), na industrialização e no crescimento do interior de São Paulo e do Brasil. |