Projeto do PPA de Jaboticabal prevê arrecadação de R$ 1.4 bilhão em quatro anos
Durante a audiência, aberta pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de Leis, vereador Beto Ariki (PSL), e apresentada pelo contador da Prefeitura Municipal, José Aparecido Quintino, foram expostas as diversas ações e metas presentes no PPA.
De acordo com Quintino, os programas previstos no Plano do Governo contemplam as ações temáticas propostas pelos gestores de cada pasta, além da gestão e manutenção da Administração Municipal direta e indireta. A estimativa total de receitas, prevista pelo Executivo de 2018 a 2021, pode alcançar R$ 1.4 bilhão. O montante, que é uma previsão de arrecadação baseado nos últimos cinco anos, acrescido da variação do IPCA, é o alicerce para os 48 programas divididos em centenas de atividades, além da previsão da reserva de contingência e operações especiais.
O presidente da ACIAJA, Arthur Guzzo, chegou a questionar se o Plano contempla alguma ação destinada à segurança. “A violência tem aumentado, e temos um pedido da implantação da função delegada para a segurança. A minha preocupação é que se não está na pauta, é de que a gente fique, na parte da segurança, deficitário”, alegou Guzzo. Porém, segundo Quintino, “nada consta sobre segurança propriamente dito”. Por outro lado, o vereador Luís Carlos Fernandes (PSC) disse que o atual prefeito, José Carlos Hori (PPS), já está se movimentando para que a implantação da função delegada na área de segurança seja realizada. O vereador João Bassi (PEN) também questionou sobre a existência, ou não, de alguma ação específica antidroga. Neste quesito, o representante do Executivo lembrou que “têm as subvenções sociais, que não pode mais nominar as instituições, mas já existem recursos para isso”, explicou Quintino.
VOTAÇÃO – A 1ª discussão e votação da matéria em plenário pelos vereadores na Câmara Municipal de Jaboticabal deve acontecer no dia 7 de agosto, uma vez que a Lei Orgânica Municipal prevê que a proposição deve ser votada até a 1ª sessão ordinária de agosto (Art. 155, parágrafo 7º).
O PPA – O Plano Plurianual é um projeto de autoria do Poder Executivo e deve ser aprovado pelo Legislativo, com prazos e ritos específicos de tramitação. O PPA deve ser elaborado pelo Executivo a cada quatro anos para o estabelecimento dos programas e ações que a Prefeitura poderá executar no quadriênio. Isso obriga o Governo a fazer um planejamento estratégico para seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA e garante a continuidade de programas na transição de mandatos. O Plano passa a ter vigência no segundo ano de um mandato, com término no primeiro ano da Legislatura posterior.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Jaboticabal
(16) 3209-9478