Animais Peçonhentos

População precisa adotar medidas preventivas contra os escorpiões

 

Estado de São Paulo registra aumento de picadas

As cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais travam uma batalha contra o aumento no registro de casos de picadas de escorpião. Com hábitos noturnos, o artrópode passa os dias escondido em pedras, tijolos, troncos caídos, cupinzeiros e material de construção.

Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, o número de picadas passou de 52.509 em 2010 para 124.903 no ano passado – um salto de 138% nos registros. “O escorpião busca locais úmidos. Ele se alimenta de baratas, grilos e cupins. Por isso, a limpeza de terrenos e quintais é tão importante para conter o seu avanço”, informa a secretária de Saúde, Maria Angelica Dias Conte.

O veneno do escorpião é nocivo ao ser humano e pode ser fatal para crianças e idosos. A picada provoca dor imediata e intensa no local, podendo causar febre, vômito e suor intenso. “Quem for picado deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento o mais rápido possível. Apenas o atendimento médico pode definir o melhor tratamento para o caso”, alerta Maria Angelica.

Prevenção: O trabalho preventivo deve ser constante mantendo a limpeza, desinfetando ralos, evitando o acúmulo de material, acondicionando o lixo, vendando portas e janelas, examinando sapatos e roupas antes de vestir e aparando a grama do quintal.

Mesmo os tijolos de oito furos, conhecidos como tijolos baiano, precisam de uma atenção especial. Existem casos registrados de escorpiões encontrados entre as fiadas dos tijolos e, por isso, é aconselhável rebocar as paredes evitando espaços”, lembra Maria Angelica.

O Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses faz um trabalho preventivo, orientando a população e verificando casas e terrenos. “Essa é mais uma batalha de todos. Cada um deve fazer a sua parte, limpando quintas, terrenos baldios e verificando o interior das residências. Pequenos cuidados podem evitar incidentes e a proliferação dos escorpiões em nossa cidade”, finaliza Maria Angelica.



Angelo Mariotto Caruso
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Jaboticabal
3209-3305/ 9727-9550
Botão Voltar ao topo
Fechar