BADERNEIROS SEM CAUSA

Polícia cumpre mandados em operação sobre tentativa de invasão à PF e vandalismo em Brasília

Ação cumpre 32 mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no DF e em 7 estados; entre crimes apurados, estão abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Entre alvos estão bolsonaristas que frequentavam os atos no Quartel-General do Exército.

Por g1 DF

 


Operação da PF, Polícia Civil e PM do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Operação da PF, Polícia Civil e PM do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagraram, nesta quinta-feira (29), uma operação contra suspeitos de participarem de uma tentativa de invasão à sede da Polícia Federal e atos de vandalismo em Brasília, em 12 de dezembro.

Ao todo, as corporações cumprem 32 ordens judiciais de busca e apreensão e de prisão, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal, no Distrito Federal e nos seguintes estados:

  • Rondônia
  • Pará
  • Mato Grosso
  • Tocantins
  • Ceará
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro.

TV Globo apurou que, entre os alvos, estão bolsonaristas que frequentavam os atos no Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU). Até as 7h30, pelo menos três pessoas tinham sido presas.

Os crimes investigados são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas atingem 34 anos de prisão.

Operação

A operação ganhou o nome de Nero, em referência ao imperador romano do primeiro século que ateou fogo em Roma.

Segundo a PF, as investigações tiveram início depois da tentativa de invasão à sede da PF. À ocasião, bolsonaristas tentaram resgatar um homem preso pela instituição, no dia 12 de dezembro. Sem sucesso, iniciaram ataques de vandalismo na capital.

*Esta reportagem está em atualização.

Botão Voltar ao topo
Fechar