O quociente eleitoral só é válido para deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. E neste ano, não coligação partidária para os cargos de vereadores.
O cálculo do quociente eleitoral é feito da seguinte forma: soma-se todos os votos válidos (sem brancos e nulos), e divide-se pelo número de cadeiras na Câmara. No caso de Jaboticabal os votos válidos totalizaram 33.181 divididos por 13 igual a 2.552. Portando, somando-se os votos de todos os candidatos mais os votos de legenda (votos no partido), atingindo quociente, ou seja, 2.552, elege um vereador, isto é, o mais bem votado entre todos os candidatos do partido.
Esta é a razão de termos candidatos, com por exemplo, 600 votos e não se elegeu, enquanto outro com menos da metade desses votos foi eleito, é justamente porque o partido do candidato que teve 600 votos não alcançou o quociente eleitoral, o que no entendimento de muitos é um absurdo.
Há discussão nos meios políticos para acabar com o quociente eleitoral, e aí sim, os mais bem votados seriam eleitos. Veja abaixo quais foram os vereadores eleitos em Jaboticabal.