Social

"Não dê Esmolas" – contribua com entidades assistenciais, sugere campanha

Sem dúvidas essa campanha nos leva a questionar alguns pontos: 1- Todos que pedem esmolas são usuários de drogas lícitas e ilícitas? 2 – Alguns se humilham pedindo esmolas por que precisam ou por vagabundagem? 3 – Todos que precisam de ajuda as recebem dessas entidades assistenciais? 4 – Todas essas entidades assistenciais cumprem o seu papel? 5 – Todas essas entidades assistenciais são registradas e prestam contas das suas atividades?
Para todas essas perguntas a resposta é NÃO! Mas com algumas considerações. Conhecemos muitos pedintes que não usam quaisquer tipos de drogas, e muitos são catadores de recicláveis, ou têm outras atividades pouco rentáveis. Porém, nem sempre a sua labuta foi frutífera naquele dia para alimentar seus entes, e por isso, pedem de casa em casa alimentos ou dinheiro para compra-los. Portanto se humilham, justamente por não serem vagabundos, inclusive em se apossar do alheio.
Existem aqueles, que claramente pedem para usar drogas, mas o desespero pela falta delas é tão grande, que dificilmente as pessoas negam essa “ajuda”. A ajuda mesmo, seria encaminha-los para uma entidade ou órgão governamental que cuidam dessa triste doença, no entanto, para muitos é mais fácil praticar essa “ajuda”, e se livrar momentaneamente do problema.

Não temos conhecimento da quantidade de entidades assistenciais existentes em Jaboticabal, sabemos que
são muitas, e boa parte delas tem sua seriedade comprovada. Por outro lado, o governo municipal, através do
Fundo Social de Solidariedade e suas secretarias tem desenvolvido importantes atividades para amenizar essa
situação. Recentemente vimos que as secretarias de saúde e assistência social estão trabalhando duro desde o
início de 2017, intensificando as ações de reinserção social da população de rua. O projeto “Voz das Ruas”
oferece, diariamente, internação, tratamento de saúde e outros benefícios. Leia a matéria: “Com métodos
contraceptivos, Jaboticabal reduz 100% a gravidez de moradoras de rua“, publicada aqui em 29/06/2018.

A BÍBLIA
O amor verdadeiro se expressa em ações. Quem não ajuda seu próximo nas necessidades não o ama de verdade (1 João 3:16-17). É claro que há muitas formas de ajuda, incluindo as palavras. Mas é muito difícil para qualquer um de nós, não atender um pedido de ajuda quando alguém necessitado bate a nossa porta. Então no nosso entendimento é muito simplista o principal mote da campanha. Leia abaixo.
“Pit Stop orienta população sobre a campanha “Não dê Esmolas”
Equipes da Secretaria de Assistência Social e atiradores do Tiro de Guerra participaram da iniciativa

Quem passou pelos cruzamentos da Praça 9 de Julho no último sábado pôde acompanhar as equipes da Secretaria de Assistência Social entregando folhetos e adesivos sobre a campanha “Não dê Esmolas”.

O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância de não realizar doações de dinheiro em abordagens que acontecem nas ruas da cidade, mostrando que existem outras formas de ajudar essa população.

Jaboticabal é uma cidade solidária e muitas entidades prestam importantes serviços a nossa população carente. Diante dessa realidade, peço a todos que não dê esmolas e sim contribua de outras maneiras com nossas entidades”, convida a secretária de Assistência Social, Tatiana Pellegrini.


Angelo Mariotto Caruso
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Jaboticabal
3209-3305/ 9727-9550″
Botão Voltar ao topo
Fechar