Animais Peçonhentos

Medidas contra picadas de escorpião também devem ser tomadas na zona rural

Proximidade com barrancos, cupinzeiros e troncos de árvores pode ser evitada

O momento é de prevenção e bastante atenção. O escorpião pode estar tanto na área urbana quanto na zona rural. A picada, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados.

Enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte. “Por isso é importante o atendimento médico, principalmente se a vítima for criança, onde o risco aumenta consideravelmente. Temos profissionais capacitados para atender a população”, declara Maria Angelica Dias, secretária de Saúde.

Se tampar ralos, buracos e espaços embaixo da porta, além de eliminar entulhos, ajudam a evitar o aparecimento do escorpião, na zona rural também é importante evitar a proximidade com barrancos, cupinzeiros e troncos de árvores. “Eles se alojam em locais úmidos e sombreados. Reforço aqui nossa parceria com a população e afirmo que estamos empenhados nessa batalha”, completa.

Mais cuidados – É fundamental manter o quintal limpo, evitar restos de materiais de construção, lenha ou qualquer outro objeto que mantenha umidade e que possa servir de criadouro, vedar as portas da casa ao anoitecer e principalmente verificar constantemente os berços e camas antes de deitar.

Para mais informações, o telefone de contato do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses é (16) 3202-8320.

Alexandre Rocha
Jornalista
MTB 79944/SP
(16) 3209-3305
(16) 3209-3379
Botão Voltar ao topo
Fechar