Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Brasil é uma república federativa presidencialista localizada na América do Sul, formada pela união de 26 estados federados e por um distrito federal, divididos em 5 570 municípios. Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico, como o Atol das Rocas, um complexo de pequenas ilhas e corais pertencentes ao estado do Rio Grande do Norte; os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo, territórios estaduais de Pernambuco e Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo. Com 8,52 milhões de quilômetros quadrados de área, equivalente a 47% do território sul-americano, e com 211 755 692 habitantes, o país possui a quinta maior área territorial do planeta e o sexto maior contingente populacional do mundo.
Em 2020, 326 municípios brasileiros possuíam população superior a cem mil habitantes, sendo o mais populoso deles São Paulo, com mais de 12,3 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com mais de 6,7 milhões. Brasília, capital federal, aparece na terceira posição, com pouco mais de 3 milhões.[nota 1] Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Manaus com mais de 2 milhões. Embora Recife e Porto Alegre sediem as concentrações urbanas mais populosas de suas respectivas regiões (Nordeste e Sul), os dois municípios detêm isoladamente uma população inferior a dois milhões de habitantes.
Na lista, as capitais aparecem em negrito. Com exceção de Florianópolis (Santa Catarina) e Vitória (Espírito Santo), todas as capitais são os municípios mais populosos de seus estados. Guarulhos, na concentração urbana de São Paulo, era o município não capital mais populoso do Brasil, e Campinas, no interior paulista, o município mais populoso do interior do país.