Coronavírus

Governo de São Paulo impõe restrição de circulação das 23h às 5h até 14 de março

A medida entra em vigor a partir desta sexta (26)

Enquanto Jaboticabal segue as regras da Fase Laranja do Plano SP, o governo estadual, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 24, impôs a restrição de circulação em todo território estadual das 23h às 5h até o próximo dia 14 de março. A medida entra em vigor a partir desta sexta (26) e atende a uma recomendação expressa do Centro de Contingência do coronavírus para conter a aceleração da pandemia.

Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores. Na prática, o Governo do Estado vai endurecer a fiscalização contra aglomerações em qualquer horário e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, houve aumento significativo no número de internações em São Paulo nas últimas semanas, principalmente em relação a pacientes graves com COVID-19. Até o início da tarde desta quarta, havia 6.657 pacientes internados em leitos intensivos, recorde negativo desde o início da pandemia.

A restrição de circulação visa coibir tanto os eventos clandestinos como reuniões sociais com aglomerações aos finais de noite e madrugadas. O Governo do Estado organizou uma força-tarefa para ampliar a fiscalização das equipes de Vigilância Sanitária em conjunto com as prefeituras.

O resumo com as medidas apresentadas durante a entrevista coletiva desta quarta está disponível na página Issuu: https://issuu.com/governosp/docs/coletiva_24.02.21.pptx.

E Jaboticabal nessa história?

Jaboticabal seguirá, até nova reclassificação, seguindo as diretrizes da Fase Laranja (http://www.jaboticabal.sp.gov.br/covid-19) e fiscalizando as restrições impostas entre às 23h e 5h anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Um fator preocupante no município tem sido o baixo índice de isolamento. Para se ter uma ideia, o índice de isolamento de Jaboticabal estava em 39% nesta terça-feira (23/02), enquanto Taquaritinga (53%), Bebedouro (50%) e Monte Alto (48%), por exemplo, apresentaram índices melhores. Os dados são do Governo do Estado de São Paulo.

O município ainda se preocupa com a alta no número de óbitos. No dia 14 de fevereiro, eram 76 óbitos. Já nesta quarta-feira, 24, o município já contabiliza 83 vidas perdidas – aumento de praticamente 10% em 10 dias.

Jaboticabal também vê com extrema preocupação o seu número de ocupação na CTI. Hoje em 90%, o município ficou por dias com sua lotação máxima. Vale lembrar que Jaboticabal possui 5 leitos de CTI exclusivos para pacientes de Jaboticabal e outros 5 leitos CROSS, destinados para pacientes da região e também de Jaboticabal. O município ainda conseguiu adquirir mais três leitos que, em breve, serão implantados, elevando em 30% o número de vagas.

A Prefeitura de Jaboticabal solicita que a população se conscientize, use máscara, álcool em gel, evite aglomerações e siga todas as demais recomendações de saúde. Meio ao aumento de casos de internação e óbitos, além da nova cepa do vírus que já circula na região, é extremamente importante um cuidar do outro.

Vacinação

Jaboticabal já aplicou 3.554 vacinas até esta quarta-feira (24/02). O departamento de Vigilância Epidemiológica segue com a vacinação de idosos com 85 anos ou mais e aguarda a chegada de novas doses para o início da vacinação de idosos com 80 anos ou mais a partir de segunda-feira, dia 1° de março.


Assessoria de Imprensa Prefeitura

Botão Voltar ao topo
Fechar