Gastos com supermercado aumentam em 42,61% em julho
A startup de gestão de finanças pessoais Mobills analisou dados de mais de 20 mil usuários
Por Gabriela Cardoso
A Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, analisou dados de mais de 20 mil usuários do aplicativo entre os meses de janeiro e julho de 2020, e constatou que os gastos com supermercado cresceram em julho 42,61% em comparação com o primeiro mês do ano.
Em março, início da quarentena no Brasil, os gastos com supermercado tiveram uma queda de, aproximadamente, 10% em comparação com fevereiro. Para o CEO da Mobills, Carlos Terceiro, a queda no mês de março está relacionada com o medo das pessoas diante da incerteza da pandemia. Os próximos meses representaram crescimento, em abril 36,27% em comparação com março. Em maio, um aumento mais tímido de 9,56% com abril. Já em junho, mês que tivemos aumento da flexibilização do isolamento em muitos Estados, houve uma queda de 3,92% em comparação com maio. Em julho, os gastos com supermercado voltaram a aumentar, no total 8,83% em comparação com o período anterior.
Valor gasto por transação cresce
O estudo dos dados também analisou crescimento no ticket médio das compras realizadas pelos usuários do app.
Nos três primeiros meses do ano, o valor médio registrado era de R$ 450,00. Em abril, o valor subiu 39,66% em comparação com março e em maio continuou a aumentar, atingindo um valor de ticket médio de R$ 644,96. Carlos Terceiro explica que é possível supor que essa despesa com mercado aumentou ao ponto que de outras categorias diminuíram, como de lazer e viagem. “Com as pessoas passando mais tempo em casa e preparando a maior parte de suas refeições é natural que o aumento ocorra”.