Festa do Quitute torna-se Patrimônio Cultural Imaterial de Jaboticabal
Evento é realizado anualmente em prol de entidades assistenciais e filantrópicas e faz parte das celebrações de aniversário do município
A Festa do Quitute e Expofeira de Arte e Artesanato, principal evento social e gastronômico, promovido anualmente em Jaboticabal, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do município. A Lei Nº 4.963, de 21 de fevereiro de 2019, de autoria do vereador Dr. Edu Fenerich, foi sancionada pelo prefeito José Carlos Hori e publicada no Jornal Oficial de sexta-feira (01).
“A Festa do Quitute é uma pérola de Jaboticabal. Todos os anos nossa cidade se une em prol das entidades assistenciais e prestigia esse evento que cada vez cresce mais em público, atraindo também muita gente da região para provar deliciosos pratos e quitutes”, comenta o prefeito.
O evento faz parte do calendário comemorativo de aniversário da cidade, sendo sempre realizado em meados de julho. Acredita-se que com o título de Patrimônio Cultural Imaterial, o evento ganha ainda mais força e notoriedade perante visitantes, turistas e interessados na cultura e história local, carregando consigo a identidade de uma cidade solidária e hospitaleira.
Em 2018, a Festa do Quitute chegou à sua 36ª edição contabilizando aumento de público na Estação de Eventos “Cora Coralina” e arrecadação para as entidades que produzem os cardápios. Massas, doces e salgados; comida mineira, nordestina, italiana ou japonesa são facilmente encontradas nas barracas e restaurantes ocupados por instituições. Sukiyaki, baião de dois, bacalhoada, massas, bisteca com polenta, pizza, entre outros pratos, fazem a festa do público que prestigia o evento.
Na Festa do Quitute, os visitantes podem acompanhar uma programação diversificada, com shows de diferentes estilos, que agradam o público de várias faixas etárias. No pavilhão interno, artesãos se dividem em stands para comercializar produtos manuais, como artigos para decoração. A festa conta ainda com uma área de lazer para crianças e adultos, com a instalação de um Parque de Diversões.
—