Denúncia

Enquanto a covid-19 avança, a Prefeitura de Jaboticabal briga com empresa de saúde contratada na administração anterior

Qual o proposito de gerar essa instabilidade, Sr. Prefeito? Pergunta a direção da ACENI.

A ACENI, empresa de saúde que administra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Jaboticabal), contratada na administração do ex-prefeito Hori, soltou a carta aberta abaixo na data de hoje, falando de perseguição da atual administração, e claro, fazendo diversas denúncias. Leia abaixo.

“Jaboticabal, 19 de Maio de 2021
A ACENI vem esclarecer perante a População de Jaboticabal, as afirmações mentirosas publicadas em redes sociais na data de 17/05/2021.
Já pela segunda vez, a Entidade tem seu nome envolvido por membros do Poder Público, em afirmações inverídicas. No início do mandato do atual Prefeito, foi divulgado em redes sociais que a Entidade devia dinheiro ao Município, razão pela qual a Prefeitura se negava a realizar o repasse da verba. A Entidade se posicionou, a verdade veio à tona e o repasse foi realizado. Pensávamos então que a partir daí a parceria com a Prefeitura se
consolidaria. Nos enganamos.
É muito triste ver políticos que só estão preocupados com seus interesses pessoais, jogarem com a Saúde de uma Cidade, sem se preocupar acima de tudo com a qualidade do atendimento à população do Município de Jaboticabal, infelizmente como tem feito o Sr. Prefeito Emerson, que desde quando assumiu a Prefeitura. Ele coloca sua equipe para atacar a Diretora da UPA, com a única e exclusiva finalidade de denegrir a imagem da Empresa, que possui índices de satisfação superiores a 80% nos indicadores de qualidade do atendimento, todos comprovados por relatórios entregues mensalmente à Secretaria de Saúde de Jaboticabal. Isto tudo se deve a uma vaidade política, por entender que a empresa foi contratada na antiga gestão.
Sr. Prefeito Emerson, vamos parar de olhar no retrovisor. A Cidade precisa de políticos que de fato estejam preocupados com a População! A ACENI até hoje, 5 meses após o início de seu Mandato, não foi chamada para discutir projetos de melhoria do atendimento à Saúde de Jaboticabal.
A  ACENI presta um serviço de qualidade ao Município e ao Povo de Jaboticabal e não ao antigo prefeito. Não é destruindo o que está construído, que V. Exa. vai deixar sua marca. Ao contrário. Temos que trabalhar todos juntos em prol da população para que a cada dia o Povo de Jaboticabal possa contar com um atendimento de excelência, ágil e resolutivo, ainda melhor.
A Gestão da ACENI, atende à População, pautada pela Dignidade, Respeito ao Usuário e Qualidade Técnica. A essa mesma População que o escolheu como Prefeito, para zelar e melhorar a Cidade, e não destruir o que tem aprovação da população. E tudo isso com o único interesse de colocar à frente da UPA, entidades alinhadas com seus interesses pessoais.
A visita de V.Exa. e do Ilmo. Secretário de Saúde, não foi acompanhada da Gestora da Unidade, pois como V.Exas. bem sabiam, a mesma estava em uma reunião com Comissão de Acompanhamento do Contrato, grupo constituído pela própria Prefeitura municipal, como bem sabido por V.Exa. Ao final dessa visita, somos surpreendidos com declarações dadas por V.Exa. aos nossos colaboradores: “todos podem ficar tranquilos pois vamos romper o contrato com a ACENI e todos serão recontratados pela nova empresa”. Qual nova empresa, Sr. Prefeito? Já está escolhida?
Quais são as razões que levam a V.Exa. “prometer” rescindir nosso contrato, ignorando todos os índices de satisfação, trabalhos prestados, de economia gerada, e cláusulas contratuais firmadas após processo licitatório?
Ao contrario do afirmado na publicação mentirosa, isso não gera ‘tranquilidade aos colaboradores’. Isso gera sim, incerteza, preocupação, e instabilidade aos colaboradores da ACENI que são responsáveis pelo atendimento à população, durante o momento mais critico da vida de todos nós, em meio a uma pandemia de proporções mundiais. Qual o proposito de gerar essa instabilidade, Sr. Prefeito?
Não é interesse da ACENI em promover ações que desestabilizem a gestão municipal.
Já a Prefeitura, desde o início do mandato do Sr. Prefeito Emerson e sua equipe, vem sistematicamente plantando notícias falsas com o intuito de desacreditar a Gestora da UPA junto à população. Desde janeiro/2021 os repasses da prefeitura têm sido feitos com atraso, havendo até hoje saldo a receber. Ainda assim enfrentando todas as dificuldades, a ACENI vem atendendo a todos que procuram a UPA sem distinção, fazendo o que for necessário para que não falte medicamentos nem materiais, que os salários de seus colaboradores e os honorários médicos sejam pagos todos em dia. E muitas vezes, diante da falta de repasses a ACENI contou com a compreensão dos profissionais que ali trabalham – em sua grande maioria Jaboticabalenses – e mantiveram o atendimento à população, sem interrupções.
Este é um conceito de parceria, de interesse público e de responsabilidade jurídica e funcional que o Sr. Prefeito insiste em ignorar. Quase diariamente a Diretora da UPA recebe funcionários da Prefeitura, muitos deles em atitude hostil e claramente orientados em criar fatos e fazendo exigências descabidas, a ponto inclusive de exigir que ela deixe a sala que ocupa na UPA e busque uma sala em outro local para trabalhar, o que é um ato de ingerência grave e desvio do objetivo do contrato sem base legal. Todas essas situações são impostas de maneira verbal, impositiva e coercitiva.
Todos os procedimentos para contratação e eventuais demissões que ocorreram ao longo da Gestão da ACENI sempre foram pautados por critérios técnicos e ferramentas de gestão (processo seletivo, avaliações de desempenho, relatórios de ocorrência) que asseguraram o respeito e a dignidade dos colaboradores. A ACENI nunca promoveu demissões por motivações políticas. Será que por adotar critérios objetivos a ACENI gerou
descontentamento naqueles que querem promover o caos na saúde? A situação fica cada vez mais grave, ao ouvir os áudios vazados em redes sociais onde o Sr. Secretário de Saúde anuncia que “está chegando o fim dessa empresa ai”.Isso é apenas e tão somente uma estratégia espúria, antiética e desonesta, com único objetivo de plantar o caos, desacreditar a ACENI e justificar uma rescisão contratual para passar a UPA à gestão de outra entidade de conveniência de quem está promovendo essa situação, e já admitiu perante os próprios colaboradores, que estes seriam recontratados pela “nova empresa”. Será aquela mesma empresa que todos sabemos qual é?
A Entidade tem hoje, 14 (QUATORZE) ofícios protocolados na Prefeitura, sem resposta, e reenviados a Ex. Sr. Prefeito e ao Ilmo. Secretário de Saúde, que ignoram nossos pleitos e solicitações. A quem interessa criar instabilidade na Saúde de Jaboticabal, promover insegurança jurídica, bloquear ações de melhoria na qualidade de atendimento e simplesmente se omitir de responder os questionamentos de uma Entidade que presta serviços ao Povo de Jaboticabal, com índices de aprovação superiores a 80% e agravado pelo momento atual da Pandemia, que só o Brasil já ceifou mais de 450.000 vidas?
A quem interessa tudo isso?
Sr. Prefeito, será a arbitrariedade e truculência, as marcas de seu governo?
Sem mais”.

Clique no Link abaixo e leia o original em papel timbrado da carta aberta publicada pela ACENI nas redes sociais.

Carta Aberta 19_05_2021

Botão Voltar ao topo
Fechar