Eleição de 2022 terá campanha mais curta desde 1994: veja prazos para eleitores e pré-candidatos
Com 1º turno em 2 de outubro, partidos e candidatos terão 46 dias nas ruas e na internet para apresentarem suas propostas. Antes, propaganda em eleições presidenciais ocorriam com o dobro de tempo.
Por Arthur Stabile, g1
Eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro para o 1º turno; caso preciso, 2º turno será no dia 30 do mesmo mês — Foto: TRE-PA/Divulgação
A pouco mais de três meses do 1º turno das eleições de 2022, partidos e pré-candidatos se articulam para a eleição presidencial mais curta desde 1994. Neste ano, a campanha eleitoral será feita entre 16 de agosto e 1º de outubro, um período de 46 dias de ações nas ruas e internet.
O ano com intervalo mais curto até então ocorreu na última eleição, em 2018, com 50 dias liberados para distribuição de santinhos, pedidos de votos e eventos oficiais das campanhas (confira na tabela abaixo). Com mudança na lei eleitoral, o intervalo foi reduzido e criada a pré-campanha – quando os políticos podem se chamar de pré-candidatos e debaterem, mas sem pedir explicitamente voto ou apoio.
CLIQUE NO LINK ABAIXO