Sem categoria

Desfile cívico em que crianças negras são retratadas como escravizadas será investigado pelo MP

Evento foi em Piraí do Sul e comemorou Independência do Brasil. Prefeitura disse que apresentação retratou momento histórico e não ficou caracterizada como ofensa aos negros.

 


MP apura desfile cívico em que crianças negras foram retratadas como escravos
MP apura desfile cívico em que crianças negras foram retratadas como escravos

A Promotoria de Justiça de Piraí do Sul vai apurar um desfile cívico realizado no último domingo (18) no município. No evento, crianças negras foram retratadas como escravos e desfilaram com correntes de papel nos pulsos e tornozelos (assista acima).

Em nota, o Ministério Público do Paraná afirmou que o município, localizado nos Campos Gerais do estado, deverá prestar esclarecimentos sobre o episódio. De acordo com os promotores, por envolver crianças, a apuração é sigilosa.

O desfile cívico foi realizado no último fim de semana e fez parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Estudantes negros de escola municipal foram retratados como escravos em desfile — Foto: Divulgação

Estudantes negros de escola municipal foram retratados como escravos em desfile — Foto: Divulgação

Vídeos compartilhados nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Piraí do Sul mostraram o trecho do desfile. Porém, mais tarde, o conteúdo foi removido e apenas outras partes do evento continuavam disponíveis.

O evento foi na Avenida Bernardo Barbosa Milléo e contou com a participação de estudantes de escolas municipais e estaduais, autoridades, autoridades religiosas, associações, entre outros.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) foi procurada e disse que as crianças retratadas no vídeo são de escola municipal e que a prefeitura se manifestaria sobre o assunto.

Em nota, a Prefeitura de Piraí do Sul afirmou que o desfile buscava resgatar valores como civismo e desenvolver o sentimento de pertencimento em toda a população.

A prefeitura destaca que as escolas têm autonomia para manifestações e que a apresentação em questão abordava “momentos históricos de grande relevância como: descobrimento, contato com indígenas, escravidão, Independência, Lei Áurea e a consequente abolição da escravatura”.

Na avaliação do município, “em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”.

CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2022/09/19/ministerio-publico-vai-apurar-desfile-civico-em-que-criancas-negras-foram-retratadas-como-escravos.ghtml

Botão Voltar ao topo
Fechar