Corpo do Cardeal Cláudio Hummes será velado na Catedral da Sé e sepultado na Cripta
Ele tratava um câncer e morreu aos 87 anos, em São Paulo, na manhã desta segunda (4).
Por g1 SP
Brasil, São Paulo, SP, 29/06/2013. O Cardeal Dom Cláudio Hummes durante palestra sobre o Papa Francisco no auditório do Colégio São Bento, anexo ao Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo. — Foto: © Sebastião Salgado/Estadão Conteúdo/Arquivo
O corpo do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, será velado a partir das 19h desta segunda-feira (4) na Catedral Metropolitana de São Paulo, a Catedral da Sé, na região central da capital. Hummes morreu na manhã desta segunda-feira (4) em São Paulo, aos 87 anos, informou o Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo. O cardeal tratava um câncer.
O velório começa nesta segunda e vai até quarta-feira (6), às 10h. Serão presididas missas pelo Cardeal Odilo Scherer na segunda às 20h, na terça-feira (5), às 12h, e na quarta-feira (6), às 10h.
O sepultamento acontecerá após a Missa das 10h da quarta-feira (6), na Cripta da Catedral.
Franciscano, “Dom Cláudio”, como era conhecido, era um dos arcebispos mais influentes na Santa Sé. Em 2013, no Conclave que escolheu o Papa Francisco, Cláudio estava sentado ao seu lado. Em entrevista para a imprensa, Jorge Bergoglio revelou que a escolha do nome Francisco foi inspirada por Cláudio.
“Ao meu lado, nas eleições, estava o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, um grande amigo. Quando a situação ficava um pouco perigosa, ele me consolava. Quando os votos chegaram aos dois terços, começaram a aplaudir, porque o papa tinha sido eleito. E ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. E aquela palavra entrou na minha cabeça: os pobres. Pensei em Francisco de Assis”, explicou o Papa na época.
CLIQUE NO LINK ABAIXO