Endemias

Comunidade tem o poder de impedir o surgimento do Aedes aegypti

A batalha contra o mosquito transmissor da dengue está longe de acabar. Entretanto, vencê-lo não é tão difícil quanto parece. Basta a comunidade se unir e cada um fazer sua parte. Terrenos limpos e casas bem cuidadas são antídotos contra o Aedes aegypti.

“Não há dúvida de que a união faz a força. É importante que cada um observe sua casa, elimine objetos acumulados e também chame a atenção de amigos e familiares para fazer o mesmo. Assim a gente reage e impede a proliferação da doença”, comenta o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.

Atualmente em circulação, a dengue tipo 2 é mais agressiva e pode deixar o paciente mais debilitado. A orientação é que caso haja sintomas, a unidade de saúde mais próxima deve ser procurada. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas e manchas vermelhas.

Cuidados – A população precisa verificar principalmente os locais de difícil acesso, como atrás de máquinas de lavar, calhas, telhados, recipientes de água do descongelamento atrás das geladeiras e ralos abertos. Vasos, bebedouros de animais e bandejas de ar-condicionado também devem ser verificados constantemente.

Alexandre Rocha
Jornalista
MTB 79944/SP
(16) 3209-3305
(16) 3209-3379
Botão Voltar ao topo
Fechar