‘Compromisso número 1’ de Lula, combate à fome terá o desafio de superar encolhimento nas ações de segurança alimentar
Conselho de Segurança Alimentar, Plano Nacional de Segurança Alimentar, programa Alimenta Brasil e a merenda escolar foram reduzidos nos últimos anos. Entenda como funciona cada programa.
Por Juliana Lima, TV Globo — Brasília
Protesto promovido pela Ação da Cidadania contra a fome no Brasil. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou no discurso de vitória neste domingo (30) que o combate à fome e à miséria é o “compromisso número 1” do governo.
“Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer”, disse Lula.
Levantamento divulgado em junho deste ano mostrou que o Brasil soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.
Os dados foram compilados pelo 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
Frases de Lula no discurso da vitória — Foto: Vitoria Romero/g1
Para especialistas ouvidos pelo g1, os números são reflexos da queda nos repasses de verbas do governo para as ações de segurança alimentar, além do esvaziamento da rede de proteção social.
CLIQUE NO LINK ABAIXO