Criança e Adolescente

Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil é tema de conferência no dia 10 de maio, na Câmara de Jaboticabal

O evento será pela Internet e começa às 18 horas

Na próxima segunda-feira (10/05), a Câmara Municipal de Jaboticabal vai sediar a 1ª Conferência de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento será pela Internet e começa às 18 horas, com transmissão ao vivo pela WEBTV da Câmara (www.jaboticabal.sp.leg.br > Comunicação > WEBTV Câmara), com distribuição simultânea no canal da Câmara no YouTube e na página do Facebook. Qualquer pessoa pode participar remotamente enviando suas dúvidas e contribuições pelas próprias plataformas de divulgação da transmissão online.

A iniciativa, proposta pela vereadora Val Barbieri (PRTB), abre a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Pedofilia, Violência e Abuso Sexual de Crianças e Adolescente, instituída em 2017, em Jaboticabal, pela Lei nº 4.869/2017. O prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo (PATRI), participa da abertura oficial e do debate.

Durante a sessão ordinária do dia 3 de maio, a parlamentar aproveitou o uso da Tribuna para divulgar o evento e convidar vereadores e população para que participem de forma online. “Vamos entrar no Maio Laranja… o mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Gostaria de convidar todos os vereadores, quem estiver nos assistindo. Tenho uma ligação muito forte com esse assunto. Fui educadora infantil e trabalhei numa entidade de acolhimento de crianças vitimizadas, e me senti no dever de estar também abraçando essa campanha, de proteger nossas crianças, muito mais agora que eu sou mãe”, disse Val na oportunidade.

E a preocupação da parlamentar procede. Dados divulgados pelo Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), com base no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, mostram que a cada hora, quatro meninas de até 13 anos são estupradas no Brasil. Especialistas pelo país igualmente tem alertado que, por conta da necessidade do isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, as subnotificações no número de abusos infantojuvenis podem ter aumentado.

As exposições serão feitas por cinco especialistas das áreas de Serviço Social, Psicopedagogia, Direito e Conselho Tutelar. São eles: VANESSA SILVA, Graduada em Serviço Social, especialista em Políticas Públicas pela Universidade de Ribeirão Preto. Atualmente é Assistente Social dos quadros da Prefeitura Municipal de Jaboticabal, no CREAS e também e assistente social na ONG Fênix, também em Jaboticabal; RITA OLIVEIRA, Pedagoga de formação, especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial, atualmente cursa pós graduação em Educação, Gênero e Sexualidade e em Projetos Sociais com Família. É professora da rede municipal de Jaboticabal; LUCIANA BERGO, Graduada em Direito e Relações Internacionais, mestrado em Direito pela UNESP, servidora pública municipal e professora universitária nas disciplinas de Direitos Humanos, Direito Internacional e Administrativo, atualmente é Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; LUIZ AUGUSTO REVOLTI, Conselheiro Tutelar em Jaboticabal; e MIRIAM CARREGARI, pedagoga e contadora, servidora do Recanto Menina, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

SERVIÇO

1ª CONFERÊNCIA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DATA: 10/05/2021
INÍCIO: 18horas
LOCAL: Evento online realizado diretamente da Câmara Municipal de Jaboticabal > www.jaboticabal.sp.leg.br > Comunicação > WEBTV Câmara.
CONTATO: Vereadora Val Barbieri – (16) 3209-9484

_______________________________________
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Jaboticabal

(16) 3209-9478

Botão Voltar ao topo
Fechar