Saúde

Com período chuvoso, há risco de epidemias simultâneas de dengue e Covid, alerta nota do Ministério da Saúde distribuída pelo Hospital e Maternidade Santa Isabel

No mesmo período em que Jaboticabal e o país enfrentam uma epidemia de Coronavírus, foi observada uma diminuição dos registros de casos prováveis, casos graves e óbitos causados pela dengue. Esta diminuição pode ser consequência de subnotificação ou atraso nas notificações de casos de dengue, o que pode ser explicada devido a mobilização das equipes de vigilância e assistência diante do enfrentamento da emergência da pandemia da Covid-19 e ao receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde.

Esta informação está na nota informativa 25/2020 do Ministério da Saúde, que o Hospital e Maternidade Santa Isabel – HMSI distribuiu aos seus profissionais de saúde que contém as recomendações para o fortalecimento da notificação, conduta clínica e  organização dos serviços de saúde  frente a casos suspeitos de Dengue e ou Covid-19 .

“Com a proximidade do período de chuvas e altas temperaturas, o número de casos de dengue costuma aumentar no início do ano, com pico entre os meses de março e abril. Assim, vivemos um possível cenário de epidemias simultâneas”, alerta o coordenador do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Dr. Jeyner Valerio Júnior.

O aumento de casos de dengue corresponde ao período de chuvas e aumento de  temperatura que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O crescimento de casos suspeitos de dengue provoca aumento no número de casos graves, hospitalizações e óbitos sobrecarregando os serviços de saúde.

 

Confira:


DENGUE

Definição de caso suspeito: pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha presença de Aedes aegypti que apresente febre, normalmente entre 2 e 7 dias

Manifestações comuns: apresentar duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele (exantema), dores musculares (mialgias), dores de cabeça, dor no fundo dos olhos, petéquias ou prova do laço positiva e diminuição de glóbulos brancos no sangue (leucopenia).

 

COVID-19

Definição de caso suspeito: Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois  dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Em crianças: além dos itens anteriores, obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico;

Em idosos: deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como perda súbita da consciência (síncope), confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite. Na suspeita de Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

SICÍLIA SACCO
Publicitária

End:    Avenida Major Novaes, 297 – Centro – Jaboticabal/SP

Tel:    (16) 3202-9942    | (16) 3203-1639

Botão Voltar ao topo
Fechar