Caso Bruno e Dom: comissões no Congresso pedem ao governo saída do presidente da Funai
Relatora da Câmara diz que Marcelo Xavier 'afronta' indígenas e servidores. Para autor da proposta no Senado, política da Funai torna ativistas alvos de criminosos. G1 procurou o órgão.
Por Kevin Lima*, g1 — Brasília
Indígena durante protesto após desaparecimento de Bruno e Dom — Foto: Reuters/Ueslei Marcelino
As comissões externas criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado para acompanhar as investigações dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips aprovaram nesta quarta-feira (6) o envio ao governo de pedidos de afastamento imediato do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier.
O indigenista e o jornalista foram assassinados no mês passado durante uma expedição pela Terra Indígena do Vale do Javari, região onde o tráfico de drogas, o roubo de madeira e o avanço do garimpo são fatores de conflito. Bruno Pereira e Dom Phillips foram mortos a tiros e tiveram os corpos queimados e enterrados. Dias após o desaparecimento dos dois, Xavier disse que eles deveriam ter pedido “autorização” à Funai para realizar a expedição.
Polícia Federal termina reconstituição das mortes de Dom e Bruno
O g1 procurou a assessoria da Funai sobre os pedidos de afastamento do presidente da fundação. Assim que receber resposta, registrará a manifestação do órgão nesta reportagem.
CLIQUE NO LINK ABAIXO