Prefeitura JaboticabalSocial

Casa Transitória desenvolve projeto de horta terapêutica

Com o intuito de estimular habilidades e promover o desenvolvimento pessoal e profissional, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, de Jaboticabal, desenvolve na Casa Transitória o projeto “Horta Terapêutica”. A iniciativa é nova e tem auxiliado nos trabalhos junto aos usuários do local.

“O objetivo principal desta atividade é fazer com que os usuários que se encontram em vulnerabilidade social despertem e que consigam enxergar as suas habilidades, além de fazer com que os mesmos resgatem seus papéis ocupacionais dentro da sociedade”, explica a secretária da Pasta, Tatiana Pellegrini.

Segundo ela, o projeto transmite valores essenciais para o desenvolvimento pessoal e a recuperação da autoestima. “A horta estimula os conceitos do saber cuidar, do saber esperar, cultivar e ver os resultados advindos de si mesmo. Ou seja, trabalha estas questões do empoderamento, do ser capaz e ativo”, disse.

Além da prática, o trabalho abordará o lado teórico com pesquisas sobre vegetais, legumes e frutas, identificando os benefícios que os alimentos proporcionam. “Gostaria de agradecer em nome da equipe da Casa Transitória aos profissionais do CRAS 2, que disponibilizaram seu tempo, espaço e conhecimento para que este projeto pudesse começar a acontecer”, finalizou Pellegrini.

Festa Julina – Com um clima animado, músicas típicas e comida boa, a secretaria realizou uma festa julina no local. O evento foi realizado na última semana de julho e serviu para estimular os usuários da casa que estão em busca de um recomeço na vida.

A Casa Transitória atualmente acolhe pessoas do sexo masculino que encontravam-se em situação de rua e aceitaram ajuda da prefeitura. O prédio conta com sete quartos, cozinha e área administrativa, que oferecem mais conforto para cerca de 30 pessoas, atualmente. Para ser acolhido é imprescindível que a pessoa aceite deixar as ruas e a respeite as regras básicas de convivência – entre elas o abandono do uso de armas brancas, álcool e drogas.

A sede está localizada à Rua Juca Quito, 79 – Centro.

Alexandre Rocha
Jornalista
MTB 79944/SP
(16) 3209-3305
(16) 3209-3379
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios