Além de Bolsonaro, Moraes chama Lula e os outros ex-presidentes para posse no comando do TSE
Governo tenta usar visita de magistrado ao Planalto para entregar o convite como aproximação, mas ato é praxe e foi estendido a outros chefes do Executivo.
POR ANDRÉIA SADI
São Paulo
Montagem de fotos mostra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o presidente Jair Bolsonaro. — Foto: Nelson Jr./SCO/STF; Reuters/Ueslei Marcelino
Apesar de o Palácio do Planalto tratar como deferência exclusiva, o convite feito por Alexandre de Moraes a Jair Bolsonaro (PL) para a posse no comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não só é praxe como se estende a ex-presidentes da República. Inclusive a Lula, principal adversário do presidente.
O blog procurou a campanha de Lula – que confirmou o convite, mas disse que a presença do petista ainda não está definida. Michel Temer – que indicou Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF) –, já disse que sim, segundo sua assessoria. Fernando Henrique Cardoso também foi convidado, segundo fontes ligadas ao tucano.
O blog ainda não conseguiu confirmar os convites junto às assessorias de Dilma Rousseff, José Sarney e Fernando Collor.
A extensão do convite a Lula dilui a narrativa do governo de que há algo de especial na presença de Moraes no Planalto para chamá-lo para a cerimônia de troca de comando no TSE.
CLIQUE NO LINK ABAIXO