Prefeitura Jaboticabal

Agentes comunitários de saúde vão usar tablets em visitas domiciliares

Servidores deixam de lado as antigas pranchetas e passam a preencher os dados dos pacientes em tempo real

A tecnologia chegou com força total no programa Estratégia de Saúde da Família. A Prefeitura de Jaboticabal deu início ao TechSaúde, um projeto piloto de informatização do ESF. Os agentes comunitários de saúde (ACS) já estão usando tablets nas visitas domiciliares em Córrego Rico, trazendo mais rapidez e qualidade no atendimento das famílias.

Os ACS passaram por um treinamento na semana passada. “Implantamos o projeto piloto no distrito e, após testes, vamos ampliar para toda a rede de saúde da família. O TechSaúde é um projeto fantástico e dará um enorme salto de qualidade para quem é atendido pelo SUS. Teremos relatórios padronizados e em tempo real, com informações gerenciais disponíveis com um simples clique”, explica o prefeito José Carlos Hori.

Além disso, todas as informações já são enviadas ao e-SUS, o banco de dados do Ministério da Saúde. “Hoje, nossas profissionais levam pranchetas, anotam os dados em folhas de papel e só depois registram no computador. Os tablets representam um avanço sem precedentes, otimizando o trabalho de campo, trazendo agilidade e confiabilidade no armazenamento de dados da população”, informa o secretário de Saúde, João Roberto da Silva, que completa: “nossos agentes terão mais tempo para se dedicar a cada uma das famílias, melhorando muito o atendimento”.

TechSaúde – Os tablets contarão com sistema de localização por GPS, permitindo ao gestor acompanhar e monitorar as visitas domiciliares, melhorando significativamente a qualidade no atendimento. Os equipamentos já estão equipados com informações de cada paciente, facilitando a consulta do histórico de toda a família.

Luana Vianna
Diretora de Imprensa e Comunicação
Prefeitura de Jaboticabal
www.jaboticabal.sp.gov.br
(16) 3209-3379  |  (16) 98826-6604

 

Botão Voltar ao topo
Fechar