Prefeitura JaboticabalSaúde

A dengue hemorrágica matou duas pessoas neste ano em Jaboticabal

Com a chegada das chuvas precisamos aumentar o combate ao mosquito

Segundo Tânia Petrazzi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, desde o início deste ano até hoje, tivemos duas mortes por dengue hemorrágica e cerca de 2.200 notificações da Dengue. Essa “baixa quantidade”, estaria relacionada pela baixa procura das pessoas com os sintomas às Unidades Básicas de Saúde, por causa da Pandemia da Covid-19, disse a coordenadora. Ainda por causa da Pandemia, os agentes comunitários de saúde deixaram de visitar às residências, até porque muitos moradores não permitiriam suas entradas, mas eles estão voltando. Com a chegada das chuvas temos que dobrar nossos cuidados com água parada em nossas casas, que é o criadouro do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, acrescentou Tânia.

É importante não confundir os sintomas da Dengue com Covid, conforme vemos abaixo. Portanto, qualquer sintoma da Dengue a pessoa deve procurar imediatamente qualquer CIAF ou a UPA, e no caso do sintoma da Covid a pessoa deve telefonar antes para o disque Covid (16) 99962-5680, onde receberá todas as instruções e se necessário se dirigir ao CAC (Centro de Atendimento a COVID), localizado no Clube da Terceira Idade na Avenida Carlos Berchieri.

SINTOMAS DA DENGUE

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

Nessa fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita.

SINTOMAS DA COVID

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.
Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
Sintomas menos comuns:
dores e desconfortos
dor de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves:
dificuldade de respirar ou falta de ar
dor ou pressão no peito
perda de fala ou movimento
Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.
Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.
Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

 

 

Botão Voltar ao topo
Fechar