Tragédia

De família de músicos reconhecida na região: quem eram os irmãos que morreram em acidente no RS

Namorada de um deles, jovem também faleceu após colisão. Velório dos irmãos ocorre neste domingo (9).

Por Janaína Lopes, g1 RS

 

Pietro e Lorenzo faleceram após acidente neste sábado (8) — Foto: Reprodução/Redes sociais

Pietro e Lorenzo faleceram após acidente neste sábado (8) — Foto: Reprodução/Redes sociais

morte de Pietro e Lorenzo Dessotti em um acidente no RS trouxe consternação para a região onde os irmãos eram reconhecidos pela atuação na música. Filhos de Davi Dessotti, maestro e criador da Orquestra WBK, e de Nina, também musicista, faleceram na manhã de sábado (8), a caminho de um show. A namorada de Pietro, Daniele Schwab, também morreu após a colisão.

“Foram dois anjos que Deus deu e deixou eles viverem comigo esse tempo, e tomou de volta pra ele. Foram maravilhosos. Estavam muito felizes ultimamente, vivendo um momento muito feliz, estudando e trabalhando”, lamentou, em entrevista ao g1, o pai dos jovens.

A família, formada ainda pela irmã dos músicos, Sophia, vive em Bom Princípio, cidade de 13 mil habitantes, a cerca de 75 km de Porto Alegre, na região do Vale do Caí.

Os irmãos estão sendo velados no palco do Centro de Cultura e Eventos do município, “o lugar que eles sempre estiveram”, como menciona o pai. Após, serão cremados.

Pietro, Lorenzo e Daniele haviam saído de Bom Princípio em direção a São Vendelino, onde se apresentariam com a orquestra do município, que é regida pelo pai dos jovens. A distância entre as duas cidades é de pouco mais de 15 km, uma viagem de aproximadamente 13 minutos.

No km 39 da rodovia ERS-122, o Peugeot dirigido por Lorenzo aquaplanou e colidiu contra um caminhão, conforme informações dos bombeiros voluntários que atenderam a ocorrência.

Lorenzo morreu na hora. Pietro e Daniele chegaram a ser socorridos, mas faleceram no hospital. Daniele será velada em Alto Feliz, cidade onde nasceu.

Musicista Daniele, namorada de Pietro, também morreu no acidente — Foto: Reprodução/Redes sociais

Musicista Daniele, namorada de Pietro, também morreu no acidente — Foto: Reprodução/Redes sociais

Professores e músicos atuantes em quatro cidades

O trabalho com a música levou os irmãos a angariarem amigos em toda a região, como comenta o pai. Pietro e Lorenzo davam aulas para crianças em orquestras e corais infantis de quatro cidades: Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Alto Feliz e São Vendelino.

Também estudavam música na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), em Montenegro. Além da orquestra de São Vendelino, integravam a Orquestra WBK, fundada por Davi Tessotti. Junto com jovens da região, o grupo se apresenta em bailes e eventos. Os irmãos ainda se dedicavam a uma banda de pop rock, formada junto com amigos.

“Eram muito conhecidos, tinham uma rede enorme de amigos. Trabalhavam com crianças ensinando canto e flauta doce. Eles valem ouro. Foi uma fatalidade. O carro aquaplanou e levou nossos meninos”, lamenta o pai.

As prefeituras de Bom Princípio e Alto Feliz decretaram luto de três dias. “Para nós que vimos os meninos crescerem convivendo com os pais sempre em meio à música e a comunidade, hoje estamos frente a uma situação muito triste”, afirmou o prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch.

“A família Dessotti em Bom Príncipio e toda região é sinônimo de alegria , talento e ensinamentos. Hoje a música que eles fazem dá lugar à tristeza e ao luto. Decretamos luto oficial de três dias em memória daqueles que trabalharam a cultura e a educação de forma exemplar. É uma dor imensa; nossa eterna gratidão ao Lorenzo, ao Pietro e à nossa instrumentista Daniele Schwab, e solidariedade às famílias e aos músicos da orquestra WBK”, completa o prefeito.

Orquestra WBK foi idealizada por Davi Dessotti — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Orquestra WBK foi idealizada por Davi Dessotti — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Botão Voltar ao topo
Fechar