Jornalista Vera Magalhães diz que deputado Douglas Garcia agiu ‘deliberada e premeditadamente’
Deputado do Republicanos ofendeu jornalista após debate entre candidatos ao governo de São Paulo realizado por TV Cultura, Folha e UOL. Conselho de Ética da Alesp vai apurar conduta do parlamentar.
Por g1 SP — São Paulo
Vera Magalhães em entrevista à GloboNews. — Foto: Reprodução/ Tv Globo
A jornalista Vera Magalhães, que foi ofendida pelo deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos) durante o debate de candidatos ao governo de São Paulo, na noite de terça-feira (13), disse, em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (14), que o parlamentar agiu “deliberada e premeditadamente”.
“Ele tinha uma credencial de convidado do candidato Tarcísio Freitas para me agredir, ele fez isso deliberadamente e premeditadamente porque ele postou antes nas redes sociais que estava à minha espera. Perguntou: ‘Será que a Vera Magalhães vai aparecer’? Portanto, quem se diz agora surpreso e indignado – seu partido, já devia ver que ele estava premeditando alguma coisa, pois ele fez essa postagem. Isso é lamentável, é inadmissível”, afirmou.
“A gente está vivendo uma escalada de violência contra jornalistas, notadamente contra jornalistas mulheres, e isso nos coloca num lugar de um país que tem a sua democracia já maculada, já ameaçada, e eu acho que a gente não pode condescender com isso”, continuou.
O Republicanos, partido do deputado estadual, informou nesta quarta-feira (14) que repudia a maneira como o parlamentar abordou Vera. Ele se filiou ao partido em 2021. No mesmo comunicado, o partido informou que irá convocar o parlamentar para se explicar. Depois disso, a legenda decidirá se irá tomar alguma medida contra ele.
A jornalista também afirmou que Garcia repetiu as mesmas frases ditas pelo presidente Jair Bolsonaro (Republicanos) no debate presidencial da Band, realizado no dia 28 de agosto.
“Tudo isso começou no debate presidencial, quando eu fiz uma pergunta ao candidato Ciro Gomes (PDT) com comentário do Bolsonaro (Republicanos) e ele usou isso para me atacar. Ele usou a mesma frase proferida pelo Douglas Garcia, de que eu sou uma ‘vergonha para o jornalismo brasileiro’. Isso autoriza alguém a proferir um ataque dessa virulência e aí há um debate para o qual ele foi convidado por uma das candidaturas. Ele foi convidado”, afirmou.
Garcia estava na comitiva do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar de o ex-ministro ter afirmado que gravou vídeos ao lado de Douglas Garcia pedindo votos ao deputado estadual, que concorre à reeleição na Alesp.
CLIQUE NO LINK ABAIXO