Política

Por 3 votos a 2, Segunda Turma do STF restaura cassação do deputado bolsonarista Valdevan Noventa

Ministros derrubaram, por 3 votos a 2, decisão do ministro Nunes Marques, que havia restituído o mandato. Deputado foi cassado pelo TSE por abuso de poder econômico na eleição de 2018.

 


Segunda turma do STF derruba decisão de Nunes Marques e mantém cassação de Valdevan Noventa
Segunda turma do STF derruba decisão de Nunes Marques e mantém cassação de Valdevan Noventa

Por 3 votos a 2, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (10) no plenário virtual restaurar a cassação do mandato do deputado federal bolsonarista Valdevan Noventa (PL-SE).

Ele tinha sido cassado em março por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2018. Mas teve o mandato restituído na semana passada por decisão individual do ministro Kassio Nunes Marques, que suspendeu a sentença do TSE. Segundo Marques, a competência para rever a decisão individual seria da turma, conforme o regimento do STF.

Votaram contra devolver o mandato os ministros Gilmar MendesEdson Fachin e Ricardo Lewandowski. Votaram a favor foram os dois ministros indicados por Bolsonaro para o Supremo: Nunes Marques e André Mendonça.

CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/06/10/segunda-turma-do-stf-vota-contra-devolver-mandato-ao-deputado-bolsonarista-valdevan-noventa.ghtml

Botão Voltar ao topo
Fechar