Desenvolvimento

Do pré-sal às bombas: g1 entrou na maior refinaria de petróleo do Brasil e mostra curiosidades da produção de combustíveis

Replan fica em Paulínia, interior de SP, e é responsável por 20% do petróleo refinado no Brasil. Planta da Petrobrás faz 50 anos nesta quinta (12), no momento em que derivados figuram como 'vilões' da inflação no país.

 


Jornalistas fazem visita à Replan, em Paulínia (SP) — Foto: Júlio César Costa/g1

Jornalistas fazem visita à Replan, em Paulínia (SP) — Foto: Júlio César Costa/g1

No momento em que o país vive sucessivas altas nos preços do diesel e da gasolina, o g1 entrou na Replan, maior refinaria de petróleo do Brasil, para mostrar como funciona a produção dos itens que têm figurado como “vilões” da inflação no país em 2022.

Peças gigantescas, roupas especiais, fornos de até 1.300ºC, dutos de quase mil quilômetros, ligando a unidade a cidades de diferentes regiões do país… Reunimos estas e outras curiosidades do processo desde a extração no pré-sal até a chegada do produtos aos consumidores.

A Replan fica em Paulínia, cidade localizada a 122km da capital paulista, e produz 20% do petróleo refinado no Brasil, abastecendo nove estados da federação. A planta, que completa 50 anos de existência nesta quinta-feira (12), é a maior da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo.

CLIQUE NO LINK ABAIXO. QUEREM PRIVATIZAR NOSSA MAIOR RIQUEZA. O PETRÓLEO É NOSSO!!

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/05/12/do-pre-sal-as-bombas-g1-entrou-na-maior-refinaria-de-petroleo-do-brasil-e-mostra-curiosidades-da-producao-de-combustiveis.ghtml

Botão Voltar ao topo
Fechar