Conselho aprova tombamento de fazenda e estação ferroviária com marcas do nazismo no interior de SP
Localizadas entre os municípios de Paranapanema (SP) e Campina do Monte Alegre (SP), Fazenda Cruzeiro do Sul e Estação Ferroviária Engenheiro Hemílio ficaram conhecidas após tijolos e documentos marcados com suásticas serem encontrados. Locais também promoviam exploração de trabalho infantil.
Por Rafaela Zem, g1 Itapetininga e Região
Tijolos marcados com suástica foram encontrados na Fazenda Cruzeiro do Sul, em Capina do Monte Alegre — Foto: João Gomes Neto/Divulgação/Arquivo
A Fazenda Cruzeiro do Sul e a Estação Ferroviária Engenheiro Hemílio, localizadas entre os municípios de Paranapanema (SP) e Campina do Monte Alegre (SP), foram tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural.
Os locais ficaram conhecidos nacionalmente após tijolos e documentos marcados com suásticas, símbolo do nazismo, serem encontrados por um fazendeiro. Pesquisas também apontaram que a propriedade promovia a exploração de trabalho infantil, durante as décadas de 30 e 40.
A decisão é de fevereiro, mas foi divulgada na sexta-feira (18) pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que considerou a fazenda e a estação como a “materialização de pensamentos segregacionistas e preconceituosos vividos pela sociedade brasileira”.
CLIQUE NO LINK ABAIXO