Sessão ordinária do Parlamento Jovem 2019 é na próxima quinta-feira (24/10)
O objetivo do Parlamento Jovem, projeto organizado pela Escola do Legislativo, é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e instigar debates sobre cidadania.
Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, apesar das matérias apresentadas pelos jovens não terem força de lei na prática, “os vereadores da Casa podem comprar a ideia dos jovens parlamentares e apresenta-las realmente no Legislativo. O Chefe do Executivo, que também deve receber os jovens parlamentares para um bate-papo sobre as propostas apresentadas por eles, pode, quem sabe, aproveitar alguma das indicações apresentadas e aplicar na cidade. Portanto, a atividade garante aos jovens a possibilidade de sentirem na pele como funciona o processo legislativo, bem como o andamento de uma Sessão Ordinária”.
ELEIÇÃO DA MESA – A composição dos integrantes da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2019 ficou conhecida na tarde de quinta-feira (03/10), durante a segunda oficina proposta pelo projeto. Eleito com diferença de três votos (9 a 6), Bruno Gabriel do S. Correia, aluno do Colégio Poligenes, garantiu a presidência diante da segunda colocada em número de votos, Dállity Verdan, do Colégio Técnico Agrícola. A Vice-Presidência ficou com o aluno do Colégio Poligenes, André S. Silva, com nove votos; o cargo de 1º Secretário com Renan Blanes, do COC, com seis votos; e Júlia Barbosa, do Colégio Nossa Senhora do Carmo foi eleita 2ª Secretária com 12 votos.
COMO FUNCIONA O PJ? – A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com faixa etária de 16 anos. O pontapé inicial é dado com palestras e visitas às escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Todas as escolas com Ensino Médio podem participar.
A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores desenvolvem os textos com os pupilos. Dentre os projetos formulados, cada escola deve eleger uma proposição a ser enviada à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas respectivas instituições de ensino.
Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de oficinas ministradas pela Escola do Legislativo na sede da Câmara Municipal.
Composição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2019:
Presidente – Bruno Gabriel do S. Correia – Colégio Poligenes
Vice-Presidente – André S. Silva – Colégio Poligenes
1º Secretário – Renan Blanes – COC
2ª Secretária – Júlia Carmelo Barbosa – Colégio Nossa Senhora do Carmo
Jovens Parlamentares 2019
Renan Blanes – COC
Maria Júlia Fanali – COC
Laisa Lima Ribeiro – Centro Educacional SESI
Luiza Vitória de Almeida – Centro Educacional SESI
Clara Brendolan Ferreira – Colégio Maria
Teodoro Prada Ciofi – Colégio Maria
Júlia Carmelo Barbosa – Colégio Nossa Senhora do Carmo
Ana Carolina Marques – Colégio Nossa Senhora do Carmo
João Vitor Moreira Telles – Colégio Novo Anglo
Leandra F. Fumincelli – Colégio Novo Anglo
Mariana Figueiredo – Colégio Objetivo
Letícia Icoma – Colégio Objetivo
André S. Silva – Colégio Poligenes
Bruno Gabriel do S. Correa – Colégio Poligenes
Carla Rodrigues Malerbo – Colégio Santo André
Beatriz Apª Costa Neves – Colégio Santo André
Dallity Verdan – Colégio Técnico Agrícola
Daniel Henrique Lorente – Colégio Técnico Agrícola
João Otávio L. Santos – Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso
Beatriz H. da Silva – Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso
William H. Oliveira – Escola Estadual Professor Luiz Latorraca
Ana Beatriz Fernandes – Escola Estadual Professor Luiz Latorraca
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Jaboticabal
(16) 3209-9478