CulturaPrefeitura Jaboticabal

Trabalho realizado no Museu Histórico de Jaboticabal é destaque em Simpósio Científico

No período de 8 a 10 de maio, Jaboticabal esteve representada no 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. O evento aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em Belo Horizonte, e promovido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS, entidade responsável pela discussão, proteção e preservação sobre patrimônio cultural no Brasil e no Mundo.

O simpósio reuniu cerca de 400 pessoas da área de patrimônio cultural, além de professores, órgãos e institutos federais, estaduais e municipais de preservação e proteção do patrimônio. Thais Creolezio, agente cultural da Prefeitura de Jaboticabal, fez duas apresentações em mesas temáticas de educação patrimonial.

A primeira, sobre políticas públicas do patrimônio cultural, comparando as ações educativas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Já a segunda, foi a apresentação do trabalho realizado no Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida com o desenvolvimento dos inventários participativos com o Tempo Religioso Ile Iya Omi Ase Sango Baru para a elaboração das bases do planejamento museológico da instituição, aproximando museu, comunidade e patrimônio cultural.

A apresentação dos trabalhos resultou no convite para a participação da agente cultural da Prefeitura como Conselheira Científica do Comitê Internacional de Patrimônio Imaterial, do ICOMOS, cujos trabalhos se iniciam ainda em 2019.

Para a agente cultural Thais Creolezio, a participação no Simpósio foi muito importante para colocar os trabalhos realizados por Jaboticabal nas rotas de discussões nacionais e internacionais sobre patrimônio cultural. “As participações em simpósios, capacitações e encontros, dão visibilidade à instituição, qualificando a instituição e profissionalizando seus agentes culturais”, afirma a agente.

O museu

O Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida é um equipamento cultural, ligado ao Departamento de Cultura da Prefeitura de Jaboticabal. Foi criado por meio de Lei Municipal em 17 de novembro de 1965 e aberto ao público somente 14 anos depois, durante as festividades dos 151 anos de Jaboticabal, em 16 de julho de 1979.

Encontra-se instalado no “Palacete da Turca”, uma residência de pavimento térreo e dois andares erguida pela imigrante síria Azizi Abicalil na década de 1920, o museu abriga uma coleção de artefatos arqueológicos e etnográficos, objetos históricos, fotografias, numismática e obras de arte, totalizando aproximadamente 10.000 peças.

Além das exposições de seu acervo, o Museu realiza atividades culturais, tais como, palestras, encontros, apresentações e oficinais.

Alexandre Rocha
Jornalista
MTB 79944/SP
(16) 3209-3305
(16) 3209-3379
Botão Voltar ao topo
Fechar