Endemias

Combater o mosquito é dever/obrigação de todos nós

Fotos do piscinão do Jardim Aroeira envidas por moradores.

Irmanados nessa luta poderemos evitar uma epidemia, como já tivemos no passado.

Como já publicamos aqui, Jaboticabal tinha até ontem 10 casos de DENGUE confirmados e 79 notificados. Dos casos confirmados, 2 são importados, ou seja de pessoas que vieram de outros municípios como Araraquara e São Joaquim da Barra, 1 cada. O restante (8), é daqui, cuja maioria de moradores residentes nos bairros Santo Antônio e Jardim Kennedy. Não há informações se nesses casos confirmados alguém tem o tipo II da doença.

Só existe uma maneira de combate ao mosquito: é a população e poder público juntos e cada um fazendo a sua parte. Cabe a todos nós moradores atuarmos cotidianamente na observação de criadouros, como jarros de plantas, ralos com água parada, lavar diariamente com água e sabão os vasilhames onde colocamos água para nossos animais, evitar água parada nas calhas, enfim atenção redobrada em tudo que pode propiciar o mosquito. Inclusive, dentro possível, ficar de olho nos vizinhos, especialmente em imóveis fechados e/ou abandonados que tenham piscinas e vasilhames espalhados pelo quintal. Nesses casos denunciem ao  Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses  – telefone (16) 3202-8320, e também para Vigilância Epidemiológica – telefone (16) 3203-8545, isto não é deduragem, e sim cidadania.

Ao poder público cabe a responsabilidade de manter os logradouros públicos limpos e atuar com severidade contra os maus feitores, isto é, proprietários de terrenos baldios, imóveis abandonados, e também casas fechadas. E claro, a constante fiscalização em imóveis habitados como vem sendo feita. Porém, é preciso punir com multas altas os irresponsáveis. Caso contrário “é chover no molhado”.

Ontem, moradores do Jardim Aroeira nos enviaram fotos da péssima situação que se encontra o piscinão do bairro, que praticamente sumiu no matagal. “Além de água parada, animais de todas as espécies estão invadindo nossas casas”, disseram.

Qual exame detecta a dengue?

Se o paciente procurar atendimento nos primeiros 5 dias após o aparecimento dos sintomas, o diagnóstico preciso da dengue pode ser feito através dos exames:

  • NS1: Serve para identificar a proteína NS1 do vírus da dengue presente no sangue, podendo detectar até 80% dos casos da doença;
  • PCR: Este exame é capaz de detectar o material genético do vírus da dengue e tem uma eficácia ainda maior, de 90%.

Caso os sintomas tenham surgido há mais de 5 dias, é necessário fazer um teste de sorologia. O objetivo desse exame é detectar o anticorpo IgM produzido pelo sistema imunológico para combater o vírus da dengue.

Botão Voltar ao topo
Fechar