Animais Peçonhentos

Escorpiões: população precisa evitar acúmulo de lixo e restos de construção

 

Ambiente úmido é propício para a procriação

A limpeza de quintais e terrenos ajuda Jaboticabal a ficar livre dos escorpiões. Com o surto que acontece principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, nunca foi tão importante a população fazer a sua parte e evitar o acúmulo de lixo e materiais que garantam o ambiente propício para a procriação do escorpião.

Temos que nos atentar nas ações preventivas. Todo lixo deve ser recolhido e as portas e janelas devem ser vedadas para evitar que o escorpião entre para o interior da casa. Também não podemos esquecer de verificar as roupas, principalmente os sapatos antes de calçá-los”, afirma a secretária de Saúde, Maria Angelica Dias Conte.

Números que preocupam – Segundo dados do Instituto Butantã, o número de mortes por ataques de escorpiões aumentou 165% nos últimos dez anos. A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte. Por isso é importante o atendimento médico, principalmente se a vítima for criança, onde o risco aumenta consideravelmente”, declara Maria Angelica.


Angelo Mariotto Caruso
Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Jaboticabal
3209-3305/ 9727-9550
Botão Voltar ao topo
Fechar