Artigo

100 dias de Gestão na Unesp

*Por Sandro Roberto Valentini & Sergio Roberto Nobre
Formação da equipe, diagnóstico e início das mudanças necessárias
É com muita satisfação que fazemos uma reflexão sobre os primeiros 100 dias à frente da reitoria, que permite evidenciar o tom desta nova gestão. O período de transição da gestão foi seguido de um exercício de ponderação e de alinhamento da equipe, amplamente renovada, com foco na Unesp que se deseja para o futuro. Assim, quando assumimos oficialmente, a equipe já estava familiarizada com suas respectivas áreas, garantindo a eficiência e a transversalidade da gestão no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
Seguindo os princípios de nosso plano de gestão, imprimimos um ambiente de transparência, estimulando a liberdade de opiniões e a integração das áreas. De forma inovadora, as reuniões de gabinete passaram a ser menos restritas. Assim, toda a equipe se mantém atualizada sobre todas as áreas, agilizando e fundamentando a tomada de decisões. Nessa atmosfera participativa e de muito diálogo interno, a diversidade de opiniões é valorizada, e várias metas foram e estão sendo debatidas, construídas  e colocadas em prática, muitas delas sem a necessidade de aporte de recursos. As Pró-reitorias têm trabalhado de maneira articulada com as coordenadorias e assessorias, tendo como um dos focos o PDI da Unesp e seus vários programas, que têm sido repensados e priorizados estrategicamente. Essas mudanças têm repercutido positivamente em toda a reitoria, onde se observa um clima institucional motivador, criativo e agradável. Importante também destacar que temos mantido diálogo aberto e permanente com toda a comunidade acadêmica, com seus gestores e com as entidades sindicais na busca conjunta de soluções dos problemas. Ressalta-se que diversos membros da equipe, incluindo o Reitor e o Vice-Reitor, já iniciaram visitas às unidades, como prometido no período de campanha.
Uma de nossas prioridades tem sido implementar um planejamento estratégico rigoroso, a fim de não perder o foco na sustentabilidade da instituição. Para lidarmos com a grave crise econômica, nossa equipe financeira, composta pela Prad, Aplo e APE, tem se reunido semanalmente para avaliar o andamento da execução orçamentária e financeira, propondo ações integradas para priorizar e para otimizar os recursos, a fim de recompor o orçamento.  Esse tem sido um importante exercício na direção da futura Pró-reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão – Propeg. Nenhuma decisão tem sido tomada de forma isolada pelo Reitor. Há que se destacar, ainda, a transparência dada às contas da Universidade, por meio de apresentações e de explanações nos órgãos colegiados. Essa postura de austeridade tem sido fundamental para trazer legitimidade e confiança para esta gestão.
No cenário externo, temos mantido contato com deputados e com prefeitos dos municípios onde a Unesp está presente, com o objetivo de propor um fórum que não apenas fortaleça as parcerias locais, mas também promova forte articulação política no Estado de São Paulo, consolidando a confiança dos poderes executivo e legislativo na Unesp. Na Alesp, apresentamos a evolução e os desafios da Unesp aos deputados membros da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, ressaltando o momento crítico por que passa o sistema de ensino público superior do Estado e a necessidade de apoio na busca de soluções. Três principais desafios foram evidenciados: 1- necessidade de recursos para garantir a sustentabilidade financeira da Instituição, 2 – inclusão associada à necessidade da cultura de emancipação dos discentes, e 3 – manutenção do sistema ímpar de ensino superior paulista pela mudança do teto salarial. Com a Unesp à frente da presidência do Cruesp, estamos preparando uma pauta de interesse comum com os reitores da USP e da Unicamp, de forma a manter o diálogo contínuo e a convergência nas decisões. Essas ações são fundamentais para sustentar o diálogo com os Exmos. Governador e Vice-Governador do Estado de São Paulo.
Ao finalizar este relato, gostaríamos de reiterar nossa filosofia de trabalho, que inclui a transparência, a austeridade na aplicação dos recursos públicos, a valorização do trabalho em equipe e o diálogo constante com a comunidade na busca de soluções conjuntas.
*Sandro Roberto Valentini & Sergio Roberto Nobre, respectivamente, reitor e vice-reitor da Unesp

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar